Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2007

Horas excessivas no computador

Usar computador a noite atrapalha o sono
É o que aponta estudo da Unicamp


Publicidade

17/04/2007 - 14:39 - Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta que usar computador por muitas horas seguidas, nos finais de semana e no período noturno, atrapalha o sono de adolescentes e pode provocar danos à saúde na fase adulta.

A luz emitida pelo monitor do microcomputador afeta a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatomina. Dos 166 adolescentes, entre 15 e 18 anos, entrevistados no estudo, 66% dormem mal. A pesquisa detectou que os jovens ficam entre 17h e 3h em frente ao computador entre segunda e sexta-feira. Nos finais de semana, a maratona começa às 18h e se estende até 6h do dia seguinte.

Para a pesquisadora Gema Mesquita Duarte, ao longo prazo, o uso excessivo do computador pode provocar irritabilidade, alteração de humor, agressividade, dificuldade de concentração, de memorização e aumento da pressão arterial. “O adolescente precisa de nove a dez horas de sono por noite”, comenta a pesquisadora.

Os pais, segundo especialistas, devem controlar o uso do computador, em no máximo, duas horas. A pesquisadora disse ainda que o uso exagerado do computador a noite faz com que o adolescente demore em dormir profundamente, o que afeta os sonhos, que são primordiais para o funcionamento ideal da memória.

Fonte: EPTV Campinas

Nenhum comentário: